segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cemitérios otomanos em Istambul - Mausoléu do Sultão Mahmut II



São elegantes, bem cuidados e cheios de detalhes. Os cemitérios otomanos são ricos em História, e para quem sabe interpretar as lápides, é capaz de ler a biografia do morto. São decorados com adereços de cabeça, de acordo com a posição social (turbante e fez são os mais comuns). Nas escritas caprichosamente elaboradas em caligrafia árabe, nome, data de nascimento/falecimento, profissão e prece. As mulheres recebem entalhes de flores no mármore branco, simbolizando a delicadeza feminina. Alguns túmulos femininos podem se apresentar decorados com colares de ouro incrustados - significando que as mulheres usarão objetos muito mais bonitos do que essas jóias no Paraíso. O desenho de frutas como tâmaras, uvas e romãs também é muito comum, e simboliza o retorno a Deus e ao Paraíso. Ciprestes são plantados no cemitério, e têm o simbolismo de permanecerem fortes e retos; um sinal da crença na unidade da existência. Também simbolizam a honestidade. Os túmulos possuem uma cavidade própria para serem plantadas flores (geralmente rosas, que representam a Luz de Maomé) e alguns contêm uma bacia com água para atrair os pássaros. 

"Casa do pássaro" -  estava no alto da parede do cemitério

 


Não entrar usando sapatos - como é tradição, não se entra com sapatos em nenhum lugar com tapetes/carpete (mesquitas, mausoléus ou as residências; principalmente os quartos - porque são considerados locais limpos, de extrema higiene. Nos escritórios não precisa retirar os sapatos). 


Dentro do mausoléu do Sultão Mahmut II (1808-1839), onde existem vários caixões, cobertos com véus de seda com inscrições em dourado, em caligrafia otomana. O mausoléu possui formato octagonal, e um lustre gigantesco ilumina a grande sala. Um relógio de madeira domina uma das paredes. Chão e cortinas de tons vinho/vermelho vivo proporcionam um lindo contraste com os véus brilhantes das sedas. As mulheres precisam cobrir a cabeça para visitar o mausoléu, em sinal de respeito.

Esse túmulo da direita, é um túmulo de criança, muito menor do que os outros que estão na sala




Túmulo infantil em destaque

Lá fora, a vida continua, normal. Aqui dentro, parece termos voltado no tempo









As colunas mais altas marcam o local onde se encontra a cabeça do defunto. E aponta na direção da Kaaba, em Meca

A riqueza das grades de ferro, totalmente trabalhadas. Os cemitérios possuem essas grades bem abertas, que é para todos aqueles que estiverem passando, se lembrarem da nossa mortalidade - e que, para ali, um dia irão também

Coberta de teia de aranha

3 comentários:

  1. Mas quem está naquela sala separada, além do sultão? A família inteira?
    Não tinha daquelas tumbas com os chapeuzinhos ou os turbantes? Tem diferença?
    :-) Gosto de um cemitério!

    Esse gatinho de cabeça pra baixo é mais que lindo!
    Crica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outros sultões estão enterrados naquele mausoléu, entre eles Abdulhamid II and Abdulaziz. As tumbas com os turbantes/fez estão mais presentes de acordo com a época e posição social do falecido. Quero visitar Eyüp nessa próxima semana, é o cemitério mais antigo. Eu tinha ração na bolsa para esses gatos, inclusive esse pequenininho levou um cascudo da escaminha, e eu precisei dividir as porções para não dar briga.

      Excluir
  2. são tumbas bem cuidadas, mas não gosto de cemiterios

    ResponderExcluir